"O Espetacular Homem-Aranha 2" se mantém fiel à sua nova franquia
ARACNÍDEO ENFRENTA VILÕES E SEUS CONFLITOS PESSOAIS
Quando foi anunciado que O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electrotambém teria três vilões, a primeira reação dos fãs foi um amargo déjà vu da despedida de Tobey Maguire do uniforme do super-herói. Afinal, um dos fatores apontados por público e crítica para a má-impressão deixada por Homem-Aranha 3 (2007) foi o excesso de vilões em um só filme.
O que muda entre o último filme de Sam Raimi e a segunda direção de Marc Webb (500 Dias com ela) é a forma como os antagonistas são explorados no enredo. Electro (Jamie Foxx, de O Ataque), Duende Verde (Dane DeHaan, de O lugar onde tudo termina) e Rino (Paul Giamatti, de Walt nos bastidores de Mary Poppins) entram em cena quase como apenas um estímulo para Peter Parker (Andrew Garfield, de A Rede Social) usar seu traje.
O principal foco do roteiro está no lado dramático, com a relação entre Parker e Gwen Stacey (Emma Stone, de Caça aos gângsteres) em primeiro plano. Contudo, há um bom espaço para outras questões: Tia May (Sally Field, de Lincoln) tenta guiar seu sobrinho, que a pressiona por ajuda para descobrir suas origens.
Antes de o leitor pensar que nesse filme há muita falação e pouca ação, que fique claro que as cenas de ação são empolgantes. Em O Espetacular Homem Aranha (2012), Mark Webb testou algumas tomadas subjetivas para que o espectador sentisse como é usar as teias por entre os arranha-céus de Manhattam. Agora, a câmera é posicionada no cangote do Homem-Aranha e cria os melhores passeios aéreos dos cinco filmes, com direitos a grandes mergulhos e acrobacias.
A marca de Mark Webb também se percebe na trilha. As peças compostas especialmente para o filme trazem momentos de humor – para acompanhar o atrapalhado engenheiro Max Dillon antes de ele se tornar Electro –, e de emotividade – para mostrar os tremores no relacionamento do protagonista com sua namorada. Há ainda algumas canções escolhidas para completar a trilha, com nomes como do cantor pop-folk Phillip Phillips e do rapper Pharrell Williams.
Toda a força do lado sentimental é importante nesse ponto da jornada do Homem-Aranha. Conforme Peter Parker começa seus estudos na faculdade e a conquista de sua independência, seu lado heroico também passa por uma fase de autoafirmação. Os acontecimentos que desfilam pela tela em O Espetacular Homem-Aranha 2 definirão que tipo de herói o futuro terá. Afinal, os leitores de quadrinhos esperam por essa guinada na história desde que a franquia foi renovada.
O novo longa estreia nos cinemas brasileiros em 1º de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário