Como FoiA 27 dias da Copa, manifestantes voltam às ruas do país
Encerramos aqui nossa cobertura sobre os protestos que tomaram conta de diversas cidades no Brasil nesta quinta-feira.
Obrigado por nos acompanhar!
As manifestações desta quinta-feira foram organizadas por dezenas de movimentos sociais, grupos de estudantes, sindicatos e diferentes entidades.
A maioria dos protestos está sendo coordenada pelo Comitê Popular da Copa de São Paulo e de outros locais. Eles contariam com apoio do Movimento Passe Livre (que iniciou a onda de protestos no ano passado), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), e ao menos no Rio de Janeiro teriam apoio dos adeptos da tática Black Bloc.
Seus idealizadores prometeram ações em 15 cidades, entre elas a capital paulista, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Em algumas delas, como São Paulo e Recife, as marchas já começaram.
Policiais em Pernambuco decidiram continuar a greve iniciada na terça-feira por melhores salários. Muitas lojas permaneceram fechadas e aulas foram canceladas. Imagens de TV flagraram arrastões e assaltos durante o dia em Recife, que sediará cinco jogos na Copa do Mundo. A Justiça declarou a greve ilegal e tropas federais estão sendo enviadas ao Estado.
- Protesto contra parou a região do Itaquerão na manhã de hoje. (foto: AP)
- Segundo a PM de São Paulo, há uma manifestação na Avenida Paulista, na altura da Rua Pamplona, próximo à Praça do Ciclista. Em outro ponto da cidade, um protesto reúne cerca de 5 mil professores da rede municipal na Avenida 23 de Maio.
- Acompanhe a discussão na #salasocial, o novo projeto da BBC Brasil, que "garimpar" pautas, temas e personagens por meio das redes sociais. http://bbc.in/T7YOf9A pauta hoje é: os eventos convocados em diferentes capitais brasileiras serão um teste para a disposição dos brasileiros em protestar a menos de um mês da #Copa2014?
- No Rio de Janeiro, manifestantes se reúnem para o protesto contra a #Copa2014
- Além de protoestos contra a Copa, o centro do Rio também está abrigando manifestações com outras pautas, como uma passeata de professores. As duas marchas se encontraram há pouco na na Avenida Presidente Vargas.
- Manifestantes cariocas interrompem o trânsito no centro do Rio em protesto contra a #Copa2014.
- Protesto na Avenida Paulista está crescendo. A PM de São Paulo confirmou que há vários grupos espalhados pela avenida.
- O Comando Militar do Leste (CML) está acompanhando os protestos contra a Copa do Mundo no Rio. Em nota, o CML informou que “possui militares cotidianamente do 1° Batalhão de Guardas (DG), do 1º Batalhão de Polícia do Exército (PE) e de outras organizações militares, sediadas no Palácio Duque de Caxias, para atuar em defesa do patrimônio da União jurisdicionado ao Exército Brasileiro, onde se enquadram o PDC e o Pantheon de Caxias”.
- Muros das principais capitais do país amanheceram grafitados ou pichados com referências aos protestos do dia. Esta foto foi tirada hoje em Pinheiros, e mostra um "convite" para o ato de hoje, chamado de 15M.
- As manifestações intensificaram os engarrafamentos na cidade do Rio de Janeiro no fim da tarde desta quinta-feira, principalmente nos arredores dos bairros de Botafogo, Laranjeiras e Centro.Neste momento, a polícia envia reforço à região Central.
- Em São Paulo, a manifestação dos professores municipais está bloqueando totalmente a Avenida 23 de Maio, sentido centro.
- O protesto contra a #Copa2014 já reúne, segundo a Polícia Militar, já reúne cerca de 800 pessoas na Praça do Ciclista. Elas carregam faixas e cartazes contra o Mundial. Boa parte da avenida está bloqueada no sentido centro. Os manifestantes pretendem seguir até o Estádio do Pacaembu.
- Em Belo Horizonte, cerca de 500 funcionários públicos estaduais de Saúde e Educação caminham pelas ruas do Centro, rumo à prefeitura.
- Manifestantes queimam folheto da Copa do Mundo em passeata no Rio.
- Segundo a PM, em Fortaleza, houve confronto entre policiais e manifestantes no protesto contra a Copa que seguia pela Avenida dos Expedicionários, no bairro Vila União, com destino à sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Houve quebra-quebra, e o comércio fechou as portas.
- "Não tem protesto que nos assuste. O que nos preocupa é quando se usam métodos antidemocráticos de violência, seja por parte da polícia ou de manifestantes", disseGilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, disse nesta quinta-feira. "Essa é única preocupação. Vamos trabalhar até o ultimo dia da Copa para que a grande maioria do povo brasileiro isole esse tipo de atitude."
- No Recife e arredores, a situação é caótica por conta de uma greve de PMs e bombeiros, que pedem melhores condições de trabalho.O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Neves, determinou o fim da greve dos policiais militares do Estado. Pela liminar divulgada hoje (15), a categoria tem que retomar imediatamente ao trabalho.Há registros de dezenas de saques, vias interditadas por bandidos para realizar assaltos e, segundo o Diário de Pernambuco, oito assassinatos durante a madrugada.O Ministério da Justiça autorizou o envio de homens da Força Nacional de Segurança a Pernambuco.
- Acima, tropas da segurança nacional em Recife, que vive caos por conta de greve de PMs e bombeiros.A situação fez com que muitos marcassem a cidade como #hellcife nas redes sociais.
- Em Brasília, neste momento, aproximadamente 150 pessoas marcham em direção ao Estádio Nacional empunhando cartazes com os nomes do operários mortos durante as obras de construção das arenas da Copa. Três faixas do Eixo Monumental estão fechadas.Em entrevista ao Correio Brasiliense, Thiago Ávila, membro da organização, disse: "Não queremos enfrentamento com a polícia".
- "Não vejo como caracterizar essas manifestações como contra a Copa. Não sei por que transformar manifestações, que são de reivindicações, em manifestações contra a Copa ou contra o governo", disse Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, na manhã desta quinta-feira, sobre os protestos desta quinta-feira.
- Em Porto Alegre, cerca de 30 manifestantes acabam de chegar à frente da prefeitura, segundo o jornal Zero Hora.
- Pelo Twitter, a Polícia Militar em São Paulo informou que 20 black blocks foram detidos "com coquetéis molotov e martelos" na rua Augusta, próximo ao local do protesto realizado nesta quinta-feira, na av. Paulista.
- Segundo o Diario de Pernambuco, cerca de 80% dos supermercados da região metropolitana de Recife ainda estão fechados por medo de saques, em meio à greve de policiais militares.
- Painel projeta críticas à Copa, na Avenida Consolação, em São Paulo. Em outro momento, foram projetados os nomes dos operários mortos durante a construção de estádio no país.
- São Paulo tem protestos também na Av. 23 de Maio, que liga o Centro à Zona Sul. Segundo a PM, 5 mil professores protestam na avenida.
- Em Belo Horizonte, palco de grandes protestos durante a Copa das Confederações no ano passado, também há manifestação contra a Copa2014. A estimativa da Polícia Militar é de que 1.000 pessoas estejam nas ruas.O protesto é contra a Copa, mas também reivindica melhorias no transporte público e a diminuição da tarifa de ônibus, que sofreu aumento no último sábado. Os manifestantes agora se encontram em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, que teve o trânsito interditado por causa do protesto.
- Manifestantes fazem fogueira para fechar faixa da Rua da Consolação, em São Paulo.
- Neste momento, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, manifestantes fazem barricadas de lixo e fogueiras, segundo O Estado de Minas.
- Concessionária é depredada na Rua da Consolação.
- Nesta quinta-feira, diversas cidades do país foram palco de protestos. Em São Paulo, o dia começcou com uma manifestação diante do estádio Itaquerão. Mas o que a população acha dos prostestos? São eficazes? Não? No início do dia, ouvimos algumas pessoas, que opinaram sobre as manifestações.
- Em Olinda, a prefeitura anunciou a suspensão das atividades administrativas e das aulas na rede municipal devido à "insegurança momentânea".Em comunicado, a prefeitura ainda acrescentou que os serviços essenciais funcionarão normalmente.
- A Polícia Militar informou ao O Estado de Minas que quatro pessoas foram abordadas durante todo o protesto em Belo Horizonte.Elas carregavam bolas de gude e garrafas de vinagre dentro das mochilas. Todos foram ouvidos e liberados no local. De acordo com a PM, ninguém foi preso.
- Policiais do Batalhão de Choque formam barreira com seus escudos durante protesto em São Paulo.
- Os manifestantes começam a se dispersar em Belo Horizonte.
- Em Curitiba, a manifestação desta quinta-feira foi tímida e pacífica.Segundo o jornal A Gazeta do Povo, cerca de cem pessoas marcharam no centro da cidade gritando: "Da Copa eu abro mão, quero saúde e educação”.
- Em Brasília, os manifestantes do Comitê Popular da Copa anunciaram que realizarão novos atos em todos os dias de jogos da Copa na cidade, segundo o Correio Braziliense.
- A greve dos Policiais Militares em Pernambuco acaba de terminar. Depois de uma assembleia que começou por volta das 19h, os grevistas chegaram a um acordo --mesmo sem alcançar o reajuste pretendido.O acordo prevê, além de aumento, incorporação da gratificação de R$ 500 por risco de vida ao salário-base, novo plano de cargos e reestruturação do sistema de saúde militar.
- Concessionária na Rua da Consolação foi depredada durante manifestação em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário