A TAL DA ETIQUETA
Jantar formal à vista? Não precisa perder o apetite. Veja a disposição correta de talheres e afins nesta foto e siga as dicas da consultora Vanda Mazza, professora do Senac São Paulo e especialista em decoração de mesas
Regras básicas
taça de água
taça de vinho tinto
taça de vinho branco
faca de mesa
faca de peixe
colher de sopa
prato para pão e faca para manteiga
talheres de sobremesa
sousplat, prato de jantar e de entrada
garfo de mesa
garfo de peixe
guardanapo
Faqueiro completo
Cada talher é usado numa etapa da refeição. Garfos ficam à esquerda; facas e colher de sopa, à direita. A sequência de uso é de fora para dentro. Para a sobremesa, utilize os talheres à frente do prato.
Brinde sem erro
As taças ficam à direita e são pelo menos duas: uma para água e uma para outra bebida. Certas mesas contam com até quatro delas: a maior para a água e as outras para vinhos tinto, branco e espumante. A do vinho branco é menor do que a do tinto.
A questão do guardanapo
Na mesa formal, o guardanapo fica à esquerda ou, se não houver espaço, em cima do prato. Deve ser colocado sobre o colo e usado sempre antes de beber algo. É comum haver também um guardanapo de papel, para retirar o excesso de batom. “Caso não haja, é de bom-tom ir ao banheiro antes da refeição para remover o batom”, diz Vanda.
De quem é esse pãozinho?
Se estiver no pratinho à sua esquerda, é seu. Use a faca para manteiga e outras pastas. Para cortar o pão, não precisa complicar, use as mãos.
Start
Quem começa a refeição é sempre o anfitrião. Se na hora H surgir alguma dúvida, a dica é tentar imitá-lo, e não a pessoa que está ao lado.
Garfo e faca
Garfo na esquerda, faca na direita. Impossível comer com a canhota? Sem problemas. Trocar os talheres de mão é permitido. Uma dica é cortar dois ou três pedaços de carne com o garfo na esquerda e, depois, levá-los à boca com a direita. Só não vale cortar o filé inteiro de uma vez, avisa Vanda.
Sem cortes
Verduras e massas não pedem faca. Massas longas devem ser enroladas com o garfo. Para a salada, a regra é dobrar as folhas, transformando-as em uma trouxinha que caiba na boca.
E esse caroço de azeitona?
Sem pânico. Retire-o com os dedos e coloque no canto do prato. No caso de espinha de peixe, a receita é a mesma: tente levá-la até o canto da boca e pegue-a com os dedos. Em caso de engasgo, não sofra em nome da etiqueta. Saia educadamente e peça ajuda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário