quinta-feira, 15 de maio de 2014

Empresa lança aplicativo que permite maquiagem virtual

Empresa lança aplicativo que permite maquiagem virtual


Ferramenta da L'Oréal possibilita testar o resultado dos cosméticos sobre a pele sem usá-los

Funcionário da L’Oreal testa aplicativo Foto: Hiroko Masuike/The New York Times
Funcionário da L’Oreal testa aplicativo Hiroko Masuike/The New York Time


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NOVA YORK - Quem gosta de maquiagem sabe que comprar um batom não é tão simples quanto parece. Com a impossibilidade de testar nos lábios os diferentes tons, não é raro chegar em casa e se arrepender da escolha feita. Mas esse problema pode estar com os dias contados. Uma empresa de beleza americana está experimentando uma espécie de "maquiagem virtual", que permite a visualização dos resultados de cada maquiagem sobre a pele.
Nesta quinta-feira, a L'Oréal lançou um aplicativo que transforma a câmera frontal do iPhone e do iPad num um espelho de maquiagem. A ferramenta permite às clientes experimentarem virtualmente mais de 300 cosméticos e ver imediatamente os resultados sobre rosto, em diferentes expressões.
Sim! Pode fazer biquinho, careta e mudar a luz, que a maquiagem virtual permanece firme e forte, como se tivesse sido pintada. De quebra, ainda é possível testar diferentes aplicações da maquiagem, como olhos esfumaçados ou mais delineados, em belezas concebidas pelo badalado maquiador Billy B.
Chamado Makeup Genius, o aplicativo foi desenvolvido em parceria com uma empresa conhecida por seu mapeamento facial para filmes e jogos de video game. Trata-se da Image Metrics, que já recebeu um Oscar por seu trabalho ao transformar digitalmente o rosto de Brad Pitt para todas as fases da vida do seu personagem, desde bebê até velho, para o filme "O curioso caso de Benjamin Button".
Para conseguir o efeito de espelho virtual, o app da L' Oréal precisou ser intuitivo o suficiente para discernir entre as peles das diferentes partes do rosto. Para isso, os desenvolvedores fizeram testes com lábios, olhos e bochechas de centenas de pessoas de várias etnias, em 400 condições de iluminação. A empresa não disse quanto dinheiro foi investido.
Corrida pelo consumidor
O aplicativo é mais uma manifestação de uma corrida entre as empresas para estarem ainda mais conectadas aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos. A noção de o cliente ser capaz de ver como uma roupa ou um acessório lhe cairia virtualmente parece ser a última palavra em conveniência.
A loja on-line de óculos Warby Parker, por exemplo, já permite aos consumidores fazer o upload de uma foto de si mesmo para ver como os modelos se encaixam em seus rostos. Já a concorrente Glasses.com tem um aplicativo que cria um modelo virtual 3D dos rostos dos compradores para que possam provar os exemplares. Correm por fora criações destinadas ao vestuário, que ainda não foram amplamente divulgadas.
Embora L' Oréal planeje revelar o aplicativo Genius Makeup esta semana em Nova York e durante o Festival de Cinema de Cannes, na França, a ferramenta não estará disponível para os consumidores até junho. Além disso, nesta primeira fase, não terá versão para Android, e os produtos não estarão à venda no próprio aplicativo.


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