quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como funcionam os ensaios de fotos “newborn”, nova febre entre famosos

Como funcionam os ensaios de fotos “newborn”, nova febre entre famosos

Sessões com recém-nascidos requerem cuidado e nem sempre são aprovadas pelo pediatra. Entenda



Nívea Stelmann e a filha, Bruna (Foto: Gisele Fap)
O bebê nasce e a mãe olha para o rosto dele pela primeira vez. Dali para frente, a cada dia, as feições vão mudando, as roupinhas ficam pequenas... Você tem vontade de registrar esses momentos? Algumas mães optam por fazer um álbum de fotos do recém-nascido – conhecido como ensaio newborn (recém-nascido, em português).
Manu e Pedro, gêmeos filhos da Regiane Liziero, foram fotografados com beleza em dose dupla! (Foto: Gisele Fap)
Em geral, as sessões de foto profissionais duram de 4 a 6 horas e são feitas quando o bebê tem de 5 a 12 dias de vida. Por conta desse período, é esperado, portanto, que o recém-nascido chore por causa da fome ou esteja indisposto no dia marcado. A fotógrafa Gisele Fap, de São Caetano (SP), especializada na área de newborn, conta que é preciso ter paciência e respeito em relação ao bebê. “Se ele estiver se sentindo mal, remarco a sessão para dali a dois dias”, conta. Foi Gisele, aliás, quem fotografou os primeiros momentos de Bruna, filha da atriz Nívea Stelmann. Segundo a fotógrafa, a rotina da bebê não foi alterada durante a manhã das fotos: "A menina mamou, fez xixi e cocô", contou.
Nívea Stelmann e a filha, Bruna (Foto: Gisele Fap)
Esse tipo de "imprevisto" também ocorreu no ensaio de Kiara e Maya, as gêmeas da ex-miss Brasil Natália Guimarães e do cantor Leandro, do KLB. A fotógrafa Kátia Rocha, que registrou as imagens, conta que preparou as bebês na pose desejada. “Quando tudo estava pronto, uma das meninas fez cocô. Paramos para que ela fosse trocada e se sentisse bem. Logo na sequência, foi a vez da outra gêmea ter dor de barriga”, conta. “A mãe fica nervosa, mas nós já estamos acostumadas com isso.”
Para tentar fazer com que os recém-nascidos se sintam mais confortáveis no estúdio, os fotógrafos costumam usar um aquecedor de ambiente para evitar que eles sintam frio, já que, em geral, os bebês são clicados sem roupa, só cobertos com uma manta. Gisele Fap  prefere enrolar o bebê nas cobertas, para que entendam que estão sendo abraçados e se sintam seguros. “Uso também um equipamento capaz de produzir o mesmo som que o bebê escuta no útero da mãe. Assim, ele fica mais tranquilo”, diz.
Enzo deita na caminha do cenário (Foto: Kátia Rocha)
É claro que o preparo também precisa envolver a estética das fotos. Além de combinar as mantas com a touquinha do bebê, há hoje roupas específicas para recém-nascidos usarem nas sessões – os suspensórios são uma novidade do mercado. Outra tendência do newborn é decorar o estúdio com fuxicos. Eles ficam em sintonia com os pufes e os tapetes de textura que completam o cenário. Normalmente, todo o figurino e os acessórios das sessões são produzidos pelo fotógrafo – mas é claro que, caso você queira levar o ursinho do seu filho ou vesti-lo de determinada forma, pode dar um toque pessoal ao preparo da imagem.
Recomendação médica


Se você não vê a hora de o seu filho nascer para marcar um ensaio newborn com ele, vale conversar com o médico da criança e perguntar a opinião dele. O pediatra Luiz Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), entende que as lembranças sejam especiais e que o resultado das fotos realmente seja bonito. No entanto, alerta para o desconforto de expor um bebê tão novo a uma experiência como essa. “Há poucos dias, a criança estava no útero, sem frio, sem fome e praticamente sem barulho. O nascimento já é uma transição grande. E deixar seu filho sem roupa por algumas horas pode aumentar a insegurança dele”, afirma. A climatização do estúdio, apesar de aliviar a aflição do bebê, é artificial e incomoda um ser ainda tão frágil, reforça o especialista.

Outro cuidado importante se refere às poses em que o fotógrafo coloca o bebê. É importante que o profissional tenha consciência de que a flexibilidade de um recém-nascido não pode ser explorada só para um resultado diferente na imagem. "As composições que faço nas fotos são simples para registrar com segurança momentos de um bebê de apenas até 15 dias”, afirma Gisele.
Por isso, se você acha fofa aquela foto em que o recém-nascido aparece segurando a cabecinha com as próprias mãos, um alerta! É uma posição que prejudica a saúde do bebê. “Nessa idade, o peso da cabeça representa mais de um terço do peso total. E a musculatura da região do pescoço ainda é frágil e não está pronta para a sustentação”, explica Valério.
Francisco é clicado no ninho cenográfico (Foto: Gisele Fap)
Wylma Hossaka, pediatra do Hospital Beneficência Portuguesa (SP), não recomenda que o bebê seja submetido ao ensaio fotográfico tão cedo assim. “Um recém-nascido vive uma fase de adaptação, e a mulher também está mais frágil e se recuperando, em alguns casos, de uma cesárea. Por isso, a prioridade deve ser o cuidado com o bebê, como a frequência das mamadas, e com ela”, completa. De acordo com Wylma, o recomendado é esperar que o bebê ao menos consiga sentar-se sozinho para organizar esse álbum. Seu conselho é que, se quiser recordações dos primeiros dias de vida, a mãe filme-o ou fotografe-o (sem flash) em casa, em situações espontâneas. E não se esqueça de fotos mais fechadas, como das mãozinhas e pezinhos do seu filho.
Gustavo, filho de Vanessa Araújo, foi fotografado com a família inteira (Foto: Gisele Fap)
Caso você converse com o pediatra e conclua que quer fazer o ensaio newborn, escolha um fotógrafo com referências, que faça parte da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN).  Workshops e cursos instruem as formas corretas para higienizar as roupas do bebê, manuseá-lo com cuidado, preparar iluminação adequada e ter paciência ao lidar com a família. O preço médio do ensaio e do álbum é de R$ 1.700.
Quem resiste ao charme da Julia, filha da Ericka Patzina?  (Foto: Kátia Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário