terça-feira, 1 de julho de 2014

Balé fitness: modalidade que conquistou famosas chega a NY

Balé fitness: modalidade que conquistou famosas chega a NY


Ballet Fitness (Foto:  )

Corpo de bailarina sem longos ensaios e professoras carrancudas. Essa é a promessa dobalé fitness, modalidade de exercício físico que vem conquistando as brasileiras e chega agora a Nova York. Criada há cerca de dez anos por Betina Dantas, educadora física e bailarina formada pela Royal Academy, a prática mistura movimentos de balé clássico a exercícios de calistenia com a finalidade de garantir um corpo sarado sem tédio. "Eu sempre dancei, desde pequena, e achava um absurdo que o balé, tão bom para o corpo da mulher, ficasse restrito às bailarinas que dançam desde os três anos de idade", conta Betina. 

O método, que vem se popularizando rapidamente desde que a musa fitness Gabi Pugliesicomeçou a frequentar e a divulgar as aulas, está presente em 8 cidades brasileiras e começa a se expandir para o exterior. Em março, Betina foi convidada para dar uma aula em Miami e, agora, vai a Nova York a convite de um grupo que se mobilizou para recebê-la. "A princípio, eu só vou dar um aulão no Pearl Studios, mas vai que eles se interessam por ter a aula na agenda", diz Betina.
 
Ballet Fitness (Foto:  )

O treino, que também conquistouCarolina Magalhães,Ingrid Guimarães,Danielle Winitz,Vanessa Rozan,Laura Neiva e outrascelebs, é intenso: em aulas de uma hora e meia, as alunas alternam exercicios isométricos e repetitivos de fortalecimento e alongamento no chão e na barra. Embora seja usada parte da técnica do balé clássico, pessoas que nunca dançaram na vida são benvindas: "nas aulas, uso muitos movimentos do balé, como pliés, por isso é legal que a aluna tenha alguma noção de balé", explica Betina, "mas isso não é obrigatório".

A evolução de cada mulher também é levada em conta, como relata Betina: "a Carol [Magalhães] faz três vezes por semana, mas quem está começando faz menos repetições, força menos, para ir aos poucos. Mas a técnica é a mesma". Depois de um mês, a aluna já começa a ver o resultado da prática regrada dos exercícios. E que resultados são esses? "Bumbum em pé, barriga trincada e pernas alongadas. O corpo fica esguio e tonificado, como os das bailarinas mesmo", descreve Betina.

Dando continuidade ao casamento de dança e fitness, Betina criou um programa de prevenção de lesões para bailarinas profissionais e pretende lançar uma nova modalidade de prática esportiva, aliada a outra escola de dança, "mas isso ainda é segredo". (ANITA PORFIRIO)

Balé fitness em São Paulo: Levitas: Av. República do Líbano, 874.

Nenhum comentário:

Postar um comentário