domingo, 29 de maio de 2016

Branding: o que é e como aplicar no seu negócio

Branding: o que é e como aplicar no seu negócio

Ter uma boa estratégia de branding é um passo quase que obrigatório para a construção da marca e da reputação de sua empresa. Afinal, não se trata...
er uma boa estratégia de branding é um passo quase que obrigatório para a construção da marca e da reputação de sua empresa. Afinal, não se trata somente de ter um produto ou serviço e oferecê-lo aos consumidores: é preciso se preocupar com a estrutura, o posicionamento e o que de valor será entregue a estes consumidores. Baseado nesses três pilares, saber o que é branding pode ser o primeiro passo para a realização de um planejamento eficiente que colabore com o bom andamento de seus negócios.

Desenvolver a estratégia de branding

Segundo os principais estudiosos de marketing, branding pode ser traduzido como gestão de marketing ou a forma correta de administrar a imagem de sua empresa. O tripé formado por definição do negócio, posicionamento e proposta de valor, deve ser bem organizado para fazer com que o produto ou serviço oferecidos por sua empresa estejam presentes na vida dos consumidores certos.
Dessa forma, a definição do negócio é o que informa claramente aos clientes e consumidores o que sua empresa oferece. Relacionado diretamente à reputação, o posicionamento é o que dita em qual ponto está sua marca na escolha deste consumidor. Por fim, a proposta de valor mostra também de forma clara, qual benefício este consumidor terá em confiar e adquirir seus produtos e serviços.

Muito além de um logotipo

Depois de criar todo o plano de marketing de sua empresa, envolvendo os três pilares citados acima é necessário trabalhar com pessoas que tenham prazer em participar de melhorias e que entendam perfeitamente o quanto são importantes em todos os processos.
De nada adianta tentar construir suas estratégias se os próprios funcionários de sua companhia não aceitam ou não concordam com o que é oferecido aos clientes e consumidores. Hegemonia é a palavra de ordem, seguida de confiança e respeito. Afinal, todo o processo de construção desta identidade é bem desenvolvido e administrado de acordo com o que todos acreditam.

O branding ideal

Para formular a estratégia de branding de sua empresa é necessário incluir no processo alguns pontos. Conhecer a finalidade dessa estratégia é ponto fundamental. Por isso, tudo começa com o produto. É preciso saber o que é o produto, o que ele oferece, para qual ambiente, como conversa com seus consumidores e como será a sua comunicação e publicidade.
Em seguida, faça uma análise da arquitetura de sua marca. Só este passo poderá deixar claro se a estrutura de sua marca é corporativa, validada ou individualizada (segmentada).
Invente e reinvente o tempo todo, sem deixar de lado a qualidade do produto ou serviço: a marca de sua empresa tem que ser lembrada e sempre convencer o consumidor. Esta reinvenção pode estar, por exemplo, na atribuição de um novo olhar, na transformação que leve à diferenciação de seus concorrentes.

Saia do óbvio

Romper padrões para sair à frente de seus concorrentes pode ser arriscado. No entanto, com uma estratégia bem estruturada, baseada em pesquisas de mercado com seu público-alvo, pode fazer com que seu lugar suba em relação a outras empresas.
Para não errar neste ponto lembre-se do quanto é importante estar atento às necessidades de seus clientes. Ouça tudo o que eles têm a dizer, sempre! Faça pesquisas, acompanhe tendências de mercado e planeje continuamente.

Coerência em aplicar “o que é branding”

Manter as informações claras e coesas aos seus consumidores complementa a estratégia de branding correta para sua empresa. É importante divulgar, mostrar ao público de interesse o que você pode oferecer. No entanto, se sua empresa se propuser a entregar algo, entregue!
A reputação é construída em boa parte dos casos a partir desta clareza e de muita confiança passadas diretamente ao consumidor. Este trabalho deve ser feito diariamente, em unidade constante entre todos os participantes de sua cadeia de valor, para que o lugar de destaque de sua empresa seja sempre lembrado.

Crie uma marca multissensorial

A sua marca deve se aproximar do consumidor por todos os pontos de contato, abordando os 5 sentidos. Desta forma, além de criar o logo, que é a parte visual, você também deve pensar no aroma, na texturasom e até no paladar para envolver o seu cliente. Assim, a sua marca terá mais chances de ficar registrada na mente de seu público alvo. Quanto mais sentidos envolvidos no reconhecimento da marca, mais ela será lembrada.
Gostou deste artigo? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário