domingo, 5 de junho de 2016

Saiba em que grupo encontrar seu pagodeiro (ou pagode) favorito dos anos 90

Saiba em que grupo encontrar seu pagodeiro (ou pagode) favorito dos anos 90

Se hoje o sertanejo universitário domina as rádios e faz a cabeça de grande parte do público, nos anos 90 a bola da vez era o pagode. E, junto com o ritmo, uma leva de pagodeiros surgiu para --nos anos 2000-- seguirem carreira solo. Cerca de 20 anos depois do auge, estão em alta as reuniões de grandes nomes daquela época.
Gigantes do Samba surgiu e depois se transformou em Gigantes do Samba II. Já o Amigos do Pagode 90 perdeu o 90, mudou seus integrantes, e agora se apresenta como Amigos do Pagode. O Samba Informal manteve o nome, mas já se apresenta com sua segunda formação. Completa a lista a reunião de vocalistas de todas as gerações do Exaltasamba, no projeto A Gente Faz a Festa.
A estratégia é a mesma. As reuniões não formam uma nova banda, mas sim um projeto com data para começar e terminar. A nostalgia atrai um público que muitas vezes também se viu confuso lá nos anos 90 diante de tantos hits em uma época em que ainda não se contava com a ajuda do Google para tudo esclarecer.
Entre os nomes de peso que lideram os grupos neste vai e vem de integrantes estão Luiz Carlos (único que segue à frente da banda em que se lançou, Raça Negra), Alexandre Pires (Ex-Só Pra Contrariar), Belo (ex-Soweto), Chrigor (ex-Exaltasamba), Péricles (ex-Exaltasamba), Salgadinho (ex-Katinguelê), Vavá (ex-Karametade) e Marcio Art (ex-Art Popular).

Pagodeiros em ação

Divulgação
Divulgação

Gigantes do Samba II 

Formado por Luiz Carlos, Alexandre Pires e Belo, o super grupo iniciou uma turnê em março e segue se apresentando por todo o Brasil. No repertório sucessos do Raça Negra, Só Pra Contrariar, Soweto e também das carreiras solo de Belo e Alexandre Pires, iniciadas em 2000 e 2001, respectivamente. O projeto começou em 2014 com a reunião das bandas Raça Negra e Só Pra Contrariar. Terminada a primeira turnê, saíram as bandas, entrou Belo. A presença do ex-líder da Soweto era quase incerta até perto do início da tour do Gigantes do Samba II, quando Luiz Carlos e Alexandre Pires o acusaram de falta de comprometimento. Mas tudo foi resolvido a tempo e eles seguem como uma das maiores reuniões de pagodeiros.
Claudio Augusto/Photo Rio News
Claudio Augusto/Photo Rio News

A Gente Faz a Festa 

A reunião de três gerações de vozes do Exaltasamba é a proposta do A Gente Faz a Festa. No mesmo palco se apresentam Péricles, Chrigor e Thiaguinho. A mistura de gerações dá espaço para convidados e hits de toda a trajetória do grupo que está na estrada há 30 anos. Péricles ficou no grupo de 1986 a 2012, Chrigor de 1993 a 2003 e Thiaguinho substitui Chrigor, ficando até a separação do grupo, em 2012. O Exaltasamba voltou agora em 2016, mas apenas Thell e Brilhantina da formação original. Enquanto isso, os três vocalistas consagrados pelo Exalta conciliam carreira solo e outros projetos com shows do A Gente Faz a Festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário