domingo, 5 de junho de 2016

Homem decide emagrecer depois de ser humilhado em loja e elimina 70 kg


Homem decide emagrecer depois de ser humilhado em loja e elimina 70 kg

Hélton Goulart passou de 150 kg para 80 kg ao longo de cinco anos.
'Era uma pessoa muito triste; hoje, minha autoestima aumentou muito', d

Hélton Rodrigues Goulart, de 32 anos, passou por um grande constrangimento quando buscava uma roupa nova para ir a um casamento há cinco anos. “A vendedora disse que não teria roupa que servisse. Fiquei muito magoado e prometi para mim que não iria deixar mais aquela situação ocorrer.” Na época, ele pesava 150 kg.
Mudança de hábitos começou quando Hélton tinha 27 anos: em cinco anos, ele foi de 150 kg para 80 kg (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)Mudança de hábitos começou quando Hélton tinha 27 anos: em cinco anos, ele foi de 150 kg para 80 kg (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)
Raio-X Helton (Foto: G1)
Mesmo antes disso, o jovem de Franca, interior de São Paulo, já sentia que pessoas próximas estavam preocupadas com seu sobrepeso. Como assistente de humanização hospitalar, presenciava diariamente a chegada de pacientes obesos com problemas cardíacos no hospital onde trabalha, o que o fazia se lembrar de sua própria condição: desde os 16 anos, já tomava remédio para controlar a pressão.
Depois do episódio da loja, ele resolveu marcar uma consulta com um cardiologista no hospital onde trabalha para fazer um check-up e buscar orientações para emagrecer.
Nutricionista e amiga
De lá, foi encaminhado para uma nutricionista e uma terapeuta. “A nutricionista que me atendeu era minha amiga. Tive sorte porque íamos almoçar todo dia juntos, tomávamos café no mesmo horário e ela ia me orientando. Ela me passou toda a dieta e tive um apoio grande da minha família”, conta. No dia da primeira consulta, já resolveu ir para a casa a pé.
Hélton teve que aprender a comer muita coisa. “Como ficava muito tempo com a minha avó quando era criança, ela me paparicava e deixava eu comer salgadinho, refrigerante, pão com maionese, era tudo para me agradar. Por isso não aprendi a comer verduras, frutas e legumes.”
Hoje, os alimentos saudáveis fazem parte de sua vida, mas no começo não foi fácil. “Nos primeiros dias, a sensação era terrível. A impressão que eu tinha era que ia desmaiar, que não iria conseguir manter a dieta.”
Logo no primeiro mês, foram eliminados 8 kg. Nesse período, o exercício que Hélton fazia era ir e voltar à pé do trabalho. Depois de emagrecer 30 kg, criou coragem para ir à academia.
Ao todo, Hélton emagreceu 70 kg com ajuda de nutricionista, terapeuta e família (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)Ao todo, Hélton emagreceu 70 kg com ajuda de nutricionista, terapeuta e família (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)
“Já tinha ido à academia quando estava obeso, mas não me senti bem naquele ambiente cheio de espelho, em que todo mundo cultivava o corpo. Depois que voltei, fiquei mais à vontade. Hoje sou apaixonado por exercício e vou até seis vezes por semana.” Ele acorda às 5h para poder chegar à academia às 6h. Seu foco agora está em ganhar massa magra e não mais emagrecer. Ele conquistou um corpo saudável e seu peso varia de 80 kg a 82 kg.
Jantar saudável: macarrão integral, salada de alface, abóbora e frango (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)Jantar saudável: macarrão integral, salada de alface, abóbora e frango (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)
Hélton não precisa mais tomar remédio para a pressão e viu uma melhora muito grande na autoestima. “Eu era uma pessoa muito triste, não saía, não conseguia me olhar no espelho, era muito fechado e de poucos amigos. Hoje vejo que meu convívio com outras pessoas e minha autoestima melhorou muito.”
Com os quilos extras, foram eliminados também vários bloqueios. “Hoje sou completamente diferente. Estou me formando em história, tenho disposição e ânimo para fazer as coisas, trabalhar, sair e conhecer pessoas.”
Além de melhora na disposição e na autoestima, Hélton pôde parar de tomar remédio para controlar a pressão depois de emagrecer (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)Além de melhora na disposição e na autoestima, Hélton pôde parar de tomar remédio para controlar a pressão depois de emagrecer (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)
Prestes a se formar no curso de história, Hélton avalia que sua vida evoluiu muito depois do emagrecimento (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)Prestes a se formar no curso de história, Hélton avalia que sua vida evoluiu muito depois do emagrecimento (Foto: Hélton Goulart/Arquivo pessal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário